Copa do Mundo em pista curta #1

Começou a temporada na patinação pista curta (Reprodução/ISU)

Neste fim de semana começou a temporada da Copa do Mundo de patinação em pista curta. Esta é uma das modalidades mais fantásticas e surpreendentes dos Jogos Olímpicos de Inverno. A primeira etapa aconteceu no sábado e domingo, na cidade de Salt Lake City, nos EUA.

Foram cinco disputas masculinas e outras cinco femininas, incluindo os revezamentos. A prova, como se sabe, tem uma disputa particular entre canadenses e sul-coreanos e, neste caso, não foi diferente.

Na primeira prova dos 1000 metros feminino, Marianne St. Gelais, do Canadá, conquistou o ouro com 1min29seg827. A coreana Minjeong Choi ficou com a prata e Kexin Fan foi a bronze. Na segunda prova dessa categoria, a situação se inverteu. A coreana Suk Hee Shim venceu com 1min30seg306, seguida pela compatriota Alang Kim e pela canadense Valerie Maltais. 

As duas atletas coreanas voltaram a repetir a dobradinha nos 1500 metros. Shim venceu com 2min23seg014, com Kim conquistando a prata e a italiana Arianna Fontana ficando com o bronze. Nos 500 metros o ouro ficou com a China. Kexin Fan venceu com 42seg504, seguida de perto pela italiana Arianna Fontana e a canadense Marianne St. Gelais. 

No revezamento 3000 metros feminino, a equipe coreana levou a melhor, conquistando o título com 4min06seg916, 36 centésimos de segundo à frente da China - as mulheres canadenses ficaram com o bronze. 

Entre os homens a disputa foi mais equilibrada. Na primeira prova dos 1000 metros, o russo Victor An conquistou o título com 1min27seg964. Se Yeong Park ficou com a prata, seguido pelo holandês Sjinkie Knegt. Na segunda prova, porém, a Coreia do Sul ficou com o ouro graças à vitória de Yi Ra Seo, que fez o percurso em 1min23seg390. A Rússia levou a prata e bronze com Semen Elistratov e Ruslan Zakharov, respectivamente. 

Nos 500 metros, o norte-americano John Henry Krueger surpreendeu e venceu com 40seg820. O holandês Sjinkie Knegt foi o segundo colocado e o chinês Dajing Wu fechou o pódio. Nos 1500 metros uma velha rivalidade voltou à tona: o coreano Da Woon Sin venceu o canadense Charles Hamelin e conquistou o título - o também coreano Jung-Su Lee ficou com o bronze. 

Por fim, no revezamento de 5000 metros, a Rússia conquistou o ouro com 6min37seg100, pouco mais de dois segundos à frente da China, prata, e seis dos EUA, medalhista de bronze. Entre os dias 14 e 16 de novembro acontece em Montreal, no Canadá, a segunda etapa da Copa do Mundo de patinação em pista curta. Infelizmente não há brasileiros na disputa.

Valerie Maltais (e) numa das muitas quedas na modalidade (ISU)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem