Quem Somos

O Brasil Zero Grau é o primeiro site jornalístico do Brasil especializado na cobertura de esportes de inverno. Nasceu em outubro de 2012 como fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação de jornalismo de Gustavo Longo, editor e fundador do projeto. 

Na ocasião, em 2010, escreveu o livro-reportagem "Brasil Zero Grau: a história dos brasileiros nos Jogos Olímpico de Inverno", em que retratava perfis de competidores do país na disputa olímpica. O objetivo era apresentar atletas que tinham pouco (ou nenhum) espaço na cobertura esportiva nos meios de comunicação. 

O livro mostrou-se pequeno diante das oportunidades que os esportes de inverno tinham a oferecer aos torcedores. Sem qualquer notícia sobre treinamento, resultados e preparação dos brasileiros nas modalidades de neve e gelo, em 2012 o papel se transformou em digital para dar vazão a estes fatos ignorados e esquecidos pela prática jornalística. 

Desde então, o Brasil Zero Grau está ampliando a cobertura esportiva destas práticas. Em 2014, Gustavo Longo atuou como comentarista da Rede Record News nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi. Entre 2016 e 2017, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), realizou a transmissão dos Campeonatos Brasileiros de Curling e de Patinação Artística no Gelo. Em 2018, cobriu in loco os Jogos Olímpicos de PyeongChang em parceria com a Folha de S. Paulo e em 2022 esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim com o portal Olimpíada Todo Dia. 

O que não muda é o propósito do site: trazer tudo sobre os atletas que levam a bandeira brasileira a lugares nunca antes imaginados. O Brasil também possui seus heróis nos esportes de inverno: os atletas comuns com feitos incomuns. 

Missões do Brasil Zero Grau

  • Acompanhar todos os passos de qualquer atleta brasileiro que se aventure em esportes de inverno; 
  • Resgatar a história, memória e trajetória de atletas que já competiram nessas modalidades; 
  • Ser um pool de conteúdo sobre esportes de inverno no Brasil; 
  • Facilitar a compreensão dos torcedores sobre os esportes de inverno;
  • Estabelecer parcerias com meios de comunicação e entidades esportivas para ampliar o espaço de cobertura e atenção dos atletas brasileiros.