Com novidades, Nacional de Patinação Artística premia atletas

Rafael Braga conquistou o tricampeonato nacional entre os homens (Pedro Araujo/Patina Brasil)

Casa e regulamento novos! Neste ano, a CBDG realizou mudanças na estrutura do Campeonato Nacional de Patinação Artística no Gelo para aproximar a competição realizada no país aos torneios internacionais da modalidade. As apresentações foram em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre 25 e 26 de novembro de 2017. 

Essa foi a primeira vez que Gramado sediou o Campeonato Nacional de Patinação Artística no Gelo. As provas aconteceram na manhã de sábado e domingo no Parque Snowland, o primeiro parque de neve do Brasil. No total, 29 atletas de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) se apresentaram no local (confira os resultados finais abaixo). 

Diferentemente das duas edições anteriores (realizadas em 2015 e 2016, no Rio de Janeiro), nesta temporada a CBDG resolveu criar novas regras e divisões para seus competidores. A principal novidade foi a separação dos competidores em categorias de acordo com seu nível técnico e faixa etária. Além disso, o sistema de pontuação também segue as normas da ISU e do método IJS (Internacional Judging System). 

Outra novidade desse ano foi o desmembramento do Campeonato Nacional em duas partes. No sábado, aconteceu a disputa principal com suas quatro categorias. No domingo, ocorreu o Campeonato Nacional Adulto, também seguindo as normas da ISU e reunindo atletas com mais de 18 anos. No total, oito competidores participaram desse torneio. 

Com tantas novidades, era de se esperar que o Campeonato Nacional de Patinação de 2017 fosse de transição, permitindo aos atletas se adaptarem às novas regras e buscarem melhorar seus desempenhos. Foram dois dias de conversas, debates e, claro, muito trabalho para que nenhum detalhe pudesse atrapalhar os planos do Comitê Organizador.

Até mesmo Isadora Williams, recém-classificada aos Jogos Olímpicos de PyeongChang, e a dupla Karolina Calhoun e Michael Valdez, que ainda busca vaga no Mundial Júnior de Patinação Artística estiveram presentes e entregaram as medalhas aos vencedores. Os três atletas internacionais também ministraram clínicas e fizeram uma apresentação rápida no rink do Parque Snowland, em Gramado. 

Essa foi a terceira edição do Campeonato Nacional de Patinação Artística no Gelo organizado pela CBDG, a primeira no Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pela CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), com patrocínio do Snowland e apoio do Ice Bar, Lugano e Bustour. 
  
Confira o pódio das quatro categorias do Campeonato Nacional de Patinação Artística de 2017:

Categoria Principal Feminina
1ª - Deborah Bell - 28.70 pontos/42.50 pontos (free skate)
2ª - Simone Pastusiak - 25.26 pontos

Categoria Principal Masculina
1º - Rafael Braga - 25.95 pontos
2º - Leonardo Araújo - 20.90 pontos

Categoria Intermediária
1ª - Ana Carla Decottignies - 16.87 pontos
2ª - Bettina Cunha - 16.38 pontos
3ª - Nathália de Lucas - 10.94 pontos

Categoria Base
1ª - Julia Carneiro - 10.41 pontos
2ª - Laura Maciel - 9.81 pontos
3ª - Nicole de Abreu - 9.30 pontos

Confira os resultados oficiais do Campeonato Nacional Adulto de Patinação Artística de 2017: 

Categoria ARTÍSTICO feminino
1ª - Elaine Ribeiro do Prado - 4.80 pontos

Categoria ARTÍSTICO duplas
1ª - Marcele Cataldo/André Marinho - 15.33 pontos
2ª - Aline Peixoto/Pedro Araújo - 6.13 pontos

Categoria PRATA feminino
1ª - Marcele Cataldo - 23.60 pontos
2ª - Thalita Ferreira - 20.60 pontos 
3ª - Cleusa França - 14.24 pontos

Categoria BRONZE feminino
1ª - Elaine Ribeiro do Prado - 6.04 pontos

Categoria BRONZE masculino
1º - Laerte Ruanh de Oliveira - 15.50 pontos

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem