Brasileiras da patinação artística competem nos Estados Unidos

Louise Santos é uma das brasileiras da patinação artística mais promissoras
Louise dos Santos ficou na quarta colocação do programa livre na categoria intermediate (Divulgação)

Isadora Williams encerrou sua belíssima trajetória em 2021, mas uma nova geração de brasileiras da patinação artística já começa a se destacar na modalidade. Louise dos Santos e Gabriella Koch participaram do 20th Labor Day Invitational, realizado na pequena cidade de Estero, na Flórida, no último fim de semana, entre 2 e 4 de setembro de 2022. 

As duas jovens atletas conseguiram um bom desempenho no torneio. Louise, por exemplo, participou apenas do programa livre na categoria intermediate. Ela foi a quarta colocada no total, com 48.22 pontos em sua apresentação. Ela fez 48.22 pontos, sendo 21.54 nos elementos técnicos e 26.28 nos oponentes do programa. 

A vitória foi da estadunidense Nicole Skripnikov, com 63.53 pontos. Nada mal para quem fraturou o tornozelo em maio e ficou cinco semanas sem pisar em um rink de gelo. Retornou aos treinamentos em julho e fez sua primeira competição agora: "Estou grata em estar de volta às competições e de aprender", escreveu a atleta em seu Instagram.

Louise é um dos novos nomes das brasileiras da patinação artística para os próximos anos. Ela nasceu no Brasil e se encantou pelo esporte durante os Jogos de Sochi, em 2014 - inclusive com presença de Isadora Williams. Após tanta insistência e algumas experiências no gelo, a mãe a matriculou em aulas de patinação sobre rodas aqui no país. 

Entretanto, o destino deu uma força para o desejo da brasileira. Três anos depois, a família se mudou para os Estados Unidos e Louise pôde finalmente realizar o sonho de patinar no gelo. Hoje, aos 13 anos, ela treina em um clube em Orlando, na Flórida, e almeja representar o Brasil em competições internacionais. 

Louise competiu também no John Smith Memorial 2022

Uma semana depois de competir no Labor Day, Louise dos Santos já participou de uma nova disputa. A brasileira esteve presente no John Smith Memorial 2022, realizado entre 9 e 11 de setembro na Carolina do Norte. O evento integrou o National Qualifying Series, primeira etapa de classificação dos atletas para o campeonato nacional dos Estados Unidos na modalidade. 

Mesmo na maratona de eventos, Louise mostrou porque é uma das melhores brasileiras da patinação artística. A jovem competiu na categoria Intermediate. Ela foi a quinta colocada no programa curto com 28.48 pontos, sendo 15.42 nos elementos técnicos e 13.06 nos componentes. No programa longo, ela foi a oitava com 47.06 pontos (21.66 nos elementos técnicos e 25.90 nos componentes do programa, com 0.50 de dedução). 

Dessa forma, a brasileira terminou na sexta posição da disputa combinada com 75.54 pontos na somatória dos dois programas. A vencedora foi a estadunidense Micayla Pang, com 104.39, seguida por Daisy Erhard, vice-campeã com 100.96 no total. 

Gabriella Koch é mais uma das novas brasileiras da patinação artística

Além de Louise dos Santos, outra brasileira esteve presente no 20th Labor Day Invitational, realizado em Estero, na Flórida, em 2022. Gabriella Koch competiu sozinha na categoria Open Juvenile e realizou apresentações tanto no programa curto quanto no longo entre 2 e 4 de setembro de 2022. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK!

Considerada uma das brasileiras da patinação artística mais promissoras, Gabriella Koch alcançou 16.20 pontos no programa curto, com 10.16 nos elementos técnicos e 6.54 nos componentes do programa, com 0.50 de dedução. No longo, obteve a nota de 26.42 pontos, com 12.51 nos elementos técnicos e 14.91 nos componentes do programa, com um ponto de desconto. 

Gabriella repete os passos de Isadora Williams e de tantas jovens do país que treinam nos Estados Unidos. A diferença é que ela também se sagrou campeã brasileira na pista de gelo da Arena Ice Brasil. Em dezembro de 2021, a jovem foi a campeã nacional da categoria novice

Gabriella Koch é um dos novos nomes das brasileiras da patinação artística
Gabriella Koch durante o Brasileiro de Patinação Artística de 2021 (Ricardo Bufolin/Panamerica Press)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem