Atletas brasileiros competem na AmCup de patinação de velocidade

Larissa Paes AmCup patinação de velocidade 2022
Larissa Paes fez duas tomadas de tempo e vai disputar AmCup de patinação de velocidade (Ilia Zykov)

Responsáveis por movimentar a patinação de velocidade do Brasil neste início de temporada, Larissa Paes e Éder Lopes Moraes participarão de uma importante competição neste fim de semana. Os dois atletas estão inscritos na disputa da primeira etapa da AmCup, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre 20 e 23 de outubro de 2022. 

O evento faz parte do calendário internacional da ISU e, por isso, os tempos registrados servem de índice para a Copa do Mundo da modalidade. Além disso, para os atletas estadunidenses, vai determinar a delegação do país na temporada. Por isso, nomes como Brittany Bowe, dona de quatro títulos mundiais, e Erin Jackson, campeã olímpica em Pequim/2022, estarão presentes. 

A princípio, Larissa e Éder estão inscritos em todas as provas individuais: 500, 1000, 1500 metros e largada coletiva para ambos os gêneros, 3000 metros feminino e 5000 metros masculino. Entretanto, a programação pode ser alterada de acordo com os objetivos individuais e desempenhos obtidos pelos dois atletas ao longo da competição de patinação de velocidade

No início do ciclo olímpico, o principal foco é aumentar o nível físico e técnico em treinamentos. As competições dessa temporada são, principalmente, para ganho contínuo de experiência e análise do que podemos trabalhar mais ao longo dos próximos três anos até os Jogos (Larissa Paes)

Essa vai ser a segunda competição oficial de Larissa na temporada. Antes, ela conquistou o Top 3 na disputa da Largada Coletiva no Desert Classic, em setembro. Já para Éder Lopes Moraes, que estrou na modalidade no ano passado, a AmCup vai ser a primeira disputa internacional deste novo ciclo olímpico. 

Brasileiros participam de tomadas de tempo na patinação de velocidade

Entretanto, isso não significa que eles ficaram parados nas últimas semanas. Além dos treinamentos dentro e fora do gelo, Larissa e Éder participaram de tomadas de tempo em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A última foi no sábado, 15 de outubro de 2022, novamente com bons desempenhos. 

+ QUER SABER COMO FOI A PRIMEIRA TOMADA DE TEMPO DOS BRASILEIROS? CLIQUE AQUI!

Larissa Paes foi a sexta colocada na prova mista de Largada Coletiva com dois pontos e o tempo de 9min50seg38 - apenas entre as mulheres, ela foi a terceira. Depois, nos 1000 metros, terminou na oitava posição com 1min24seg10 - a segunda melhor marca da carreira nessa distância da patinação de velocidade. A vencedora foi Kimi Goetz, dos Estados Unidos, com 1min14seg93. 

Éder Lopes Moraes, por sua vez, foi o quarto colocado na disputa mista da Largada Coletiva com sete pontos e o tempo de 9min45seg89 - também foi o terceiro contando apenas os homens. Já nos 1500 metros repetiu a quarta posição, com 1min58seg49 - o estadunidense Dylan Woodbury venceu com 1min49seg26. 

Larissa quer baixar tempos; Éder busca índice para Copa do Mundo

Para Éder, a primeira etapa da AmCup tem uma importância adicional: ele pode alcançar o índice exigido para a disputa da Largada Coletiva na Copa do Mundo. Para isso, precisa fazer menos de 1min59seg00 na prova de 1500 metros - algo que ele já conseguiu nas duas tomadas de tempo que participou em Salt Lake City nesta temporada. 

Se repetir o desempenho, ele fica elegível para participar das etapas da Copa do Mundo nesta distância e vai duelar com João Victor da Silva pela convocação da CBDG. O jovem também já possui o índice exigido na distância e o Brasil tem direito a inscrever apenas um atleta por gênero nessa prova. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Larissa já possui o índice para a disputa da Largada Coletiva nas etapas da Copa do Mundo nesta temporada. Assim, a participação da atleta na AmCup tem como objetivo melhorar suas marcas, aproximando (ou até quebrando) seus recordes pessoais em todas as distâncias. 

O último mês de treinamentos tem sido bem focado no gelo em pista longa. Como estamos no outono, já reduzimos os treinos físicos e aumentamos os treinos técnicos no gelo. Me sinto bem fisicamente e espero fazer tempos próximos aos meus recordes. Essa é a segunda competição da temporada, então já estamos visando fazer tempos baixos (Larissa Paes)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem