Bobsled do Brasil inicia temporada mais enxuta na Copa América

Dois atletas do Bobsled do Brasil, com roupas em detalhes verde e azul, empurram um trenó preto com detalhes azul e escrito Brasil em uma pista de gelo
Bobsled do Brasil retorna ao gelo para competir na Copa América (IBSF)

Nove meses depois de conquistar o melhor resultado do país na modalidade, o Bobsled do Brasil retorna à pista de gelo. Dessa vez, porém, em uma temporada mais enxuta e com objetivos que vão além dos resultados. O conjunto brasileiro participa da terceira etapa da Copa América em Lake Placid, nos Estados Unidos, entre 1º e 4 de dezembro de 2022. 

O primeiro desafio vai ser logo no dia 1º de dezembro, com a primeira prova do 2-men às 16h no horário brasileiro. Dois trenós brasileiros estarão presentes: o veterano Edson Bindilatti comanda um deles e o jovem Gustavo Ferreira, presente nos Jogos da Juventude de Inverno de 2020, vai ser o responsável pela pilotagem do segundo conjunto. 

No dia 2 de dezembro acontece a segunda disputa das duplas masculinas na etapa da Copa América em Lake Placid - novamente com dois trenós do Brasil a partir das 16h. Por fim, no dia 4 e no mesmo horário, é a vez do trenó 4-men descer a pista de gelo com um conjunto brasileiro, pilotado por Edson Bindilatti. 

Atleta mais experiente do Bobsled do Brasil, Bindilatti tinha anunciado a aposentadoria após os Jogos Olímpicos de Pequim, em fevereiro de 2022. Contudo, ele retorna a esta temporada para "passar o bastão", auxiliando no treinamento e na preparação de jovens pilotos tanto para os Jogos da Juventude de Inverno de 2024 quanto para os Jogos de 2026. 

Tivemos bons treinos essa semana, tanto eu quanto o Gustavo. As expectativas são bem legais aqui. Não tem tantos times aqui na Copa América, mas já é uma preparação também para a Copa do Mundo e os próximos desafios (Edson Bindilatti)

Qual é o cronograma do Bobsled do Brasil?

Além da disputa da Copa América, a equipe brasileira vai ter mais dois desafios em dezembro antes da parada para as festas de fim de ano. Todas as atividades acontecerão na pista de Lake Placid, onde a CBDG mantém sua base e possui convênio com a equipe de bobsled e skeleton dos Estados Unidos. 


O próximo desafio do Bobsled do Brasil vai ser a disputa do Mundial de Push (largada) em 10 de dezembro. A competição retorna ao calendário da IBSF após seis anos e serve para coroar os países com melhor trabalho de largada na modalidade. Em 2016, o conjunto nacional ganhou bronze tanto com o 4-men quanto com o 2-men. 

Depois disso, entre 17 e 18 de dezembro, a equipe vai participar da etapa da Copa do Mundo na pista estadunidense. Edson Bindilatti vai ser o piloto principal. A última participação do Brasil na competição foi em janeiro de 2022, em St. Moritz, na Suíça. O país foi o 27º nas duplas e 23º no quarteto. 

Quais são as expectativas?

Por se tratar do primeiro ciclo olímpico para os Jogos de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo, a equipe pretende participar de poucas competições e fazer mais treinos para preparar jovens atletas. A ideia é dar mais espaço a novos pilotos antes das competições que realmente "valem" para a caminhada olímpica, a partir de outubro de 2024. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Edson Bindilatti retornou da aposentadoria justamente para auxiliar nessa preparação. Além de Gustavo Ferreira, a equipe de Bobsled do Brasil recrutou mais dois jovens na pré-temporada no Brasil. Isso porque a segunda metade da temporada, a partir de janeiro de 2023, vai ser dedicada ao Monobob na caminhada aos Jogos da Juventude de Inverno de 2024, em Gangwon, na Coreia do Sul. 

As primeiras provas classificatórias acontecem entre janeiro e março de 2023 em Innsbruck (Áustria), PyeongChang (Coreia do Sul) e Lake Placid. Os dois jovens selecionados participarão de atividades no gelo ao longo do mês de dezembro e devem competir em suas primeiras provas no primeiro trimestre do ano que vem. Infelizmente, nenhuma garota foi recrutada para competir na disputa feminina. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem