IIHF inicia disputa da Continental Cup de hóquei no gelo

KHL Sisak Continental Cup de Hóquei no Gelo 2022
KHL Sisak, da Croácia (de azul), vence seu grupo na primeira rodada da Continental Cup de Hóquei no Gelo (Bonchuk Andonov)

No último fim de semana, entre 23 e 25 de setembro de 2022, começou mais uma temporada da Continental Cup de hóquei no gelo. Trata-se da principal competição interclubes da modalidade organizada pela própria IIHF. Os jogos dos dois grupos da primeira rodada foram realizados em Sofia, na Bulgária, e Istambul, na Turquia. 

O KHL Sisak, da Croácia, e Buz Adam Istambul, da Turquia, foram os campeões de suas chaves e avançaram para a segunda rodada da competição - apenas o primeiro colocado de cada grupo avançam de etapa até a final. Os dois times conseguiram um desempenho perfeito, com três vitórias nas três partidas realizadas. 

A equipe croata, primeiro time fora de Zagreb a sagrar-se campeão nacional na Croácia, estreou com vitória de 7 a 2 sobre o Tartu Valk 494, da Estônia. Na segunda rodada, derrotou o Skautafelag Akureyrar, da Islândia. Por fim, confirmaram o título do grupo e a vaga à próxima fase com uma vitória de 9 a 6 sobre o NSA Sofia, dono da casa. 

A campanha do Buz Adam Istambul na primeira rodada da Continental Cup de Hóquei no Gelo também foi impressionante. Jogando em casa, o time começou vencendo o Hockey Punks Vilnius, da Lituânia, por 6 a 0. Depois, levou a melhor sobre o Liége Bulldogs, da Bélgica, por 4 a 1, e confirmou a classificação com 9 a 4 sobre o Barcelona, da Espanha. 

Agora, a segunda rodada da competição vai acontecer entre 14 e 16 de outubro de 2022. O Grupo C está sediado em Angers, na França, e conta com o time local Angers Ducs, Ferencvarosi TC, da Hungria,  Miercurea Ciuc, da Romênia, e KHL Sisak. O Grupo D é sediado em Asiago, na Itália, e tem o Asiago Hockey, representante da casa, Acroni Jesenice, da Eslovênia, Vojvodina Novi Sad, da Sérvia, e o Buz Adam Istambul. Apenas o campeão segue adiante. 

O que é a Continental Cup de Hóquei no Gelo? 

É uma competição de clubes organizada e capitaneada pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo. Reúne basicamente os campeões nacionais das ligas europeias, principalmente daquelas que não estão envolvidas com a KHL (a liga de profissionais da Rússia) e a Champions League Hockey, que reúne equipes da Suécia e da Europa central. 

Nesta temporada, a Continental Cup de Hóquei no Gelo completa 25 anos e reúne 20 equipes, divididos em três etapas diferentes de acordo com o ranqueamento nacional. Cada etapa são dois grupos de quatro times e apenas o campeão avança para a rodada seguinte. Na terceira fase, o campeão e vice seguem adiante para a etapa final. O campeão garante vaga para a temporada seguinte da Champions League Hockey

Em 25 edições, o evento já contou com 197 equipes diferentes de 32 países - e 13 nações viram suas equipes serem campeãs. Suíça, Eslováquia e Belarus possuem o maior número de títulos, com quatro troféus cada. Contudo, é o Cracovia Krakow, da Polônia, o atual campeão do torneio. 

Buz Adam Istambul Continental Cup de hóquei no gelo 2022
Jogadores do Buz Adam Istambul comemoram vitória e classificação na Continental Cup de Hóquei no Gelo (Zahit Duzgun)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem