CBDN conhece campeões brasileiros de parasnowboard em 2022

Participantes do Campeonato Brasileiro de Parasnowboard em 2022
Atletas participantes do Campeonato Brasileiro de Parasnowboard em 2022 (Divulgação/CBDN)

Adiado por três anos por conta da pandemia de covid-19, o Campeonato Brasileiro de Parasnowboard voltou a ser realizado pela CBDN. A disputa contou com todos os atletas integrantes do projeto desenvolvido pela entidade e foi realizada no dia 26 de outubro de 2022 na pista de neve do Parque Snowland, em Gramado, no Rio Grande do Sul. 

Essa foi a sétima edição da competição. Inicialmente realizada em conjunto com o Nacional de Snowboard durante a temporada sul-americana de inverno, passou a ser organizada de forma independente em parceria com o Snowland. O local já tinha abrigado as disputas de 2019, último campeonato antes do avanço do novo coronavírus. 

Em 2022, o torneio contou com três categorias disputadas na prova de Banked Slalom (modalidade paralímpica). Uma delas era feminina. Vitória Machado, 17 anos, foi a campeã na disputa Lower Limb com 24seg32 em sua melhor descida - Tânia Chourio ficou com o vice-campeonato. 

Entre os homens, Willy Schuh foi o campeão brasileiro de parasnowboard no Lower Limb masculino com o tempo de 45seg82, à frente de Henrique Nascimento, o segundo colocado. Já na disputa do Upper Limb, José Lima venceu com 21seg91, à frente de Jeferson Kunrath e Arthur Duarte, respectivamente prata e bronze. 

Estamos muito felizes com a realização do Campeonato Brasileiro em 2022. Inicialmente gostaríamos de enaltecer a grande parceria com o Snowland. A pista construída exigiu bastante dos atletas e ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. A realização é super importante para o desenvolvimento do esporte e vai ao encontro dos objetivos estratégicos da CBDN, e esperamos continuar realizando e desenvolver de maneira consistente o esporte (Gustavo Haidar, supervisor das modalidades paralímpicas da CBDN)

Projeto Para Snow começa a dar frutos

Para estimular a modalidade paralímpica e recrutar mais atletas, a CBDN criou o Projeto Para Snow em 2018. A ideia é justamente oferecer meios para a iniciação de competidores no esporte, auxiliando no desenvolvimento e consolidação no Brasil. Após dois anos de pandemia, os trabalhos foram retomados em 2022. 

As atividades acontecem todos os sábados em Gramado, no Rio Grande do Sul, nas instalações do Parque Snowland. Neste ano, são onze atletas participantes, sendo seis mulheres e cinco homens. Entre eles, José Lima, que sagrou-se campeão brasileiro de parasnowboard em sua categoria e já participou de provas internacionais pelo país. 

O Para Snow é um projeto estratégico para a CBDN. O Snowland é um grande parceiro e conseguimos desenvolver uma prática inicial da modalidade, com o objetivo de dar oportunidades de treinamentos e competições para os melhores atletas (Gustavo Haidar)

Conheça mais sobre o Parasnowboard

Trata-se da modalidade paralímpica mais recente: surgiu em 2005 a partir da iniciativa de um grupo de atletas que buscou colocar o esporte no cenário paralímpico. A estreia nos Jogos aconteceu na edição de Sochi, em 2014, dentro do programa do paraesqui alpino. A partir de 2018, em PyeongChang, passou a ser independente. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Atualmente, o Parasnowboard possui três classes distintas. A Lower Limb 1 (LL1) é destinada a atletas com deficiência significativa em uma perna, como amputação acima do joelho, ou deficiência nas duas pernas. A Lower Limb 2 (LL2) envolve competidores com deficiência de menos limitação, como amputados abaixo do joelho. Já a classe Upper Limb (UL) é para deficiência nos membros superiores. 

O Brasil é um dos pioneiros da modalidade e esteve presente nas três edições paralímpicas. André Cintra, o responsável por iniciar o esporte paralímpico de neve no Brasil, competiu nas edições de Sochi e de PyeongChang. Já André Barbieri representou o país na disputa em Pequim, em março de 2022. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem