Champions Hockey League define eliminatórias desta temporada

EV Zug melhor campanha primeira fase Champions Hockey League
O EV Zug, da Suíça, teve a melhor campanha da primeira fase da Champions Hockey League (Reprodução/Site oficial)

Enquanto a disputa da Liga dos Campeões no futebol ainda possui duas rodadas para o fim da primeira fase, a sua versão no hóquei no gelo já definiu os classificados para os playoffs. A Champions Hockey League começou em setembro de 2022 e realizou as seis rodadas da fase de grupos. As oitavas de final devem ocorrer entre 15 e 23 de novembro de 2022. 

A competição reúne as principais ligas e clubes da modalidade localizados na Europa Ocidental e na região da Escandinávia. As 32 equipes se dividiram em oito grupos com quatro equipes cada, classificando as duas melhores para o mata-mata. As últimas duas rodadas da primeira fase aconteceram nessa semana, entre 11 e 12 de outubro de 2022. 

O sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final aconteceu na quinta-feira, dia 13 de outubro. Três confrontos chamam a atenção. Rögle BK, da Suécia e atual campeão da competição, desafia o Red Bull Salzburg, da Áustria, tradicional time do continente europeu e semifinalista da edição de 2019. 

Além disso, o Mountfield, da Tchéquia, vice-campeão em 2020 e um dos favoritos ao título, enfrenta os suecos do Färjestad. Por fim, o EV Zug, da Suíça e dono da melhor campanha na fase de grupos da Champions Hockey League, joga contra o Red Bull Munique, atual semifinalista da competição. Os confrontos estão abaixo. 

O regulamento é o mesmo da competição de futebol - e diferentemente de outros torneios de hóquei no gelo! Os times se enfrentam em partidas de ida e volta e avança quem tiver mais pontos ou melhor placar agregado. No caso de empate, terá uma prorrogação com morte súbita. Se persistir a igualdade, shootout. A final, por sua vez, é jogo único na arena do time de melhor campanha. 

Confira os confrontos

A primeira partida das oitavas de final da Champions Hockey League vai ser entre 15 e 16 de novembro. Na semana seguinte, entre 22 e 23 de novembro, acontecem os jogos de volta. À esquerda na tabela os times que farão o primeiro confronto em casa. Confira: 

Färjestad (Suécia) x Mountfield (Tchéquia)
Red Bull Munique (Alemanha)  x EV Zug (Suíça)
Red Bull Salzburgo (Áustria)xRögle BK (Suécia)
Davos (Suíça)x Tappara (Finlândia)
Jukurit (Finlândia)x Friburgo-Gotteron (Suíça)
Grizzlys Wolfsburg (Alemanha)x Luleå (Suécia)
ZSC Lions (Suíça)  xSkellefeå (Suécia)
Frölunda (Suécia)x Straubing Tigers (Alemanha)


Quem são os favoritos ao título da Champions Hockey League?

Donos de seis títulos em sete edições realizadas, as equipes suecas novamente despontam como favoritas ao título desta temporada. Os cinco times provenientes da Liga da Suécia avançaram para as eliminatórias. Atual campeão, o Rögle fez a segunda melhor campanha nos grupos, com cinco vitórias e um empate, com 14 gols de saldo. 


Maior vencedor do torneio, com quatro títulos, o Frölunda também segue vivo nesta temporada da Champions League Hockey, apesar de terminar na segunda posição em seu grupo, atrás do Mountfield, outro favorito ao título. Já o Tappara, vice-campeão na última edição, segue cotado como um dos favoritos.

Além deles, a Suíça também teve 100% de aproveitamento na primeira fase: os quatro times do país avançaram de fase. Destaque para o EV Zug, dono da melhor campanha com 17 pontos (cinco vitórias e um empate) e 18 gols de saldo. O país tenta quebrar um tabu e chegar pela primeira vez à final da competição. 

O que é a Champions Hockey League? 

Criar uma competição forte entre os principais clubes da Europa Ocidental e definir o melhor time da região. O que poderia ser a descrição da Champions League de futebol se transformou na inspiração para a criação de um torneio homônimo no hóquei no gelo - que já se consolida como terceira maior competição interclubes da modalidade (atrás apenas de NHL e KHL). 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

O embrião da Champions Hockey League remete a 2008. Naquele ano, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) lançou uma competição com o mesmo nome para celebrar o seu centenário. Contudo, devido a falta de patrocinadores, o evento foi cancelado na temporada seguinte. A ideia voltou com força apenas em 2013, quando seis ligas nacionais de hóquei (Suécia, Finlândia, Suíça, Tchéquia, Alemanha e Áustria) decidiram recriar o torneio para a temporada 2014/2015. 

Desde então, foram sete edições realizadas - apenas a temporada 2020/2021 foi cancelada por conta da pandemia de covid-19. A Suécia levou seis títulos (Frölunda, quatro vezes, Rögle e Luleå, uma vez cada). O JYP, da Finlândia, foi o campeão em 2018. Ao todo, 15 países já tiveram representantes em alguma edição da disputa. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem