Rachel Homan e Niklas Edin, dois dos melhores atletas de Curling da atualidade, formaram uma dupla mista (Reprodução) |
Imagina você juntar um dos melhores atletas masculinos de Curling com uma das melhores competidoras femininas da modalidade. Foi isso que o sueco Niklas Edin e a canadense Rachel Homan fizeram no último torneio do World Curling Tour desta temporada. Eles formaram uma dupla e venceram a disputa da WCT Arctic Cup, em Dudinka, na Rússia, entre 23 e 28 de maio.
No total, dez equipes participaram do último evento de Duplas Mistas da temporada 2017/2018. Além da formação inusitada entre Edin e Homan, o destaque foi o retorno às competições da russa Anastasia Bryzgalova após o doping de seu parceiro (e marido) Alexander Krushelnitskiy nos Jogos Olímpicos de PyeongChang - ela atuou ao lado de Alexey Timofeev.
Campeão mundial em 2013, 2015 e 2018 e dono de duas medalhas olímpicas, Niklas Edin resolveu se aventurar nas duplas ao lado de Rachel Homan, skip campeã mundial em 2017. Eles sofreram com o entrosamento no primeiro jogo e perderam para os finlandeses Eszter Juhasz e Markku Uusipaavalniemi por 9 a 8.
Depois, eles engrenaram e não deram chances aos rivais. Venceram as três partidas seguintes da primeira fase e terminaram na primeira posição do Grupo B. Na semifinal, derrotaram os tchecos Zuzana Hajkova e Tomas Paul por 11 a 7, com direito a cinco pontos no último end. Por fim, na decisão, levaram a melhor sobre os escoceses Gina Aitken e Duncan Menzies e conquistaram o título com uma vitória por 7 a 6.
Os russos Maria Komarova e Daniil Goryachev conquistaram a medalha de bronze ao derrotarem a dupla tcheca por 8 a 3 na disputa do terceiro lugar. Únicos representantes do continente americano no WCT Arctic Cup, os canadenses Joanne Courtney e Reid Carruthers tiveram duas vitórias e duas derrotas na primeira fase e ficaram na quarta posição do Grupo A.
Com o encerramento do World Curling Tour, a equipe canadense de Brad Gushue termina a temporada na liderança do ranking masculino da competição. Entre as mulheres, Jennifer Jones, também do Canadá, desbancou Rachel Homan e terminou na primeira posição. Já nas Duplas Mistas, que teve sua primeira temporada consolidada, os russos Bryzgalova e Krushelnitskiy terminaram na frente, apesar do doping.
Agora, todos os atletas de Curling podem entrar em férias - ainda que algumas equipes já devem iniciar seus primeiros treinos nos próximos dias. A próxima temporada do World Curling Tour começará entre os dias 2 e 5 de agosto, com a disputa por equipes do Hokkaido Bank Curling Classic, no Japão.
Postar um comentário