As modalidades de esqui nórdico realizam suas últimas provas antes dos Mundiais da modalidade, que começam já nesta próxima semana. Confira os resultados das Copas do Mundo de Esqui Cross-Country e Biatlo, que aconteceram respectivamente na Suécia e Noruega.
Esqui Cross Country
Charlote Kalla comemora vitória em casa (NordicFocus) |
Após este fim de semana, a sueca Charlotte Kalla pode ser considerada uma heroína nacional no país escandinavo. Isso porque ela conseguiu quebrar a hegemonia da Noruega, país vizinho e principal rival da Suécia na etapa de Östersund da Copa do Mundo de Cross-Country.
Kalla conseguiu a vitória nos 10km técnica livre, com o tempo de 23min26seg1, deixando a multicampeã norueguesa Marit Bjoergen com a prata, 36 segundos atrás. A também norueguesa Therese Johaug ficou com o bronze ao marcar 24min19seg7.
Foi a única das quatro medalhas distribuídas na cidade sueca que não parou nas mãos da Noruega. Ainda entre as mulheres, mas com o sprint clássico, Bjoergen venceu a bateria decisiva e viu sua compatriota Maiken Falla ficar na segunda posição - Stina Nilsson, da Suécia, foi bronze.
Entre os homens, Finn Haagen Krogh venceu o sprint clássico, à frente do canadense Alex Harvey, segundo colocado, e do norueguês Timo Baaken, bronze. Nos 15km técnica livre, Krogh conseguiu o segundo ouro do fim de semana, com 32min46seg0. Maurice Manificat, da França, ficou com a prata, 13 segundos atrás, e o sueco Marcus Hellner completou o pódio.
Foi a última etapa da Copa do Mundo de Cross-Country antes da disputa do Mundial da modalidade, que começa nesta semana em Fallun, também na Suécia.
Biatlo
Equipe da República Tcheca comemora a vitória (IBU/Christian Manzoni) |
Se a Noruega derrotou os rivais escandinavos no esqui cross-country, ela provou do próprio veneno na Copa do Mundo de Biatlo. Oslo, capital norueguesa, organizou a oitava etapa, mas viu atletas de outros países da Europa dominarem as disputas.
A finlandesa Kaisa Makarainen venceu nos 15km individual feminino com o tempo 43min54seg8 e nenhum tiro desperdiçado. A bielorrussa Darya Domracheva ficou com a prata, pouco mais de um minuto atrás. Veronika Vitkova, da República Tcheca, foi bronze.
Nos 20km individual masculino, a vitória foi do francês Martin Fourcade com 51min26seg8 e nenhum tiro errado. Ele chegou 14 segundos à frente do russo Evgeniy Garanichev, medalhista de prata. O ucraniano Sergey Semenov ficou na terceira posição.
Depois tivemos as provas de sprint. Darya Domracheva se vingou da disputa individual e venceu os 7,5 km para as mulheres com 20min35seg7 e desempenho perfeito no estande de tiro. A alemã Laura Dahlmeier ficou com a prata e a francesa Marie Habert foi a terceira colocada. Nos 10km para os homens, a Alemanha venceu com Arnd Peiffer, que completou a prova em 24min57seg00 e nenhum tiro errado. Fourcade chegou na segunda colocação e Anton Shipulin, da Rússia, fechou o pódio.
Por fim aconteceram as provas por equipe. A equipe da República Tcheca venceu o 4x6km feminino com 1h11min10seg6, à frente de Itália, prata, e França, bronze. Já a seleção russa venceu no 4x7,5km masculino com 1h16min16seg6, deixando a Alemanha com a prata e a Áustria com o bronze.
Esta também foi a última etapa da Copa do Mundo de Biatlo antes do Mundial da modalidade. Nesta semana acontece as provas júnior em Minsk, na Bielorrússia. Depois, no início de março, tem o Mundial adulto em Kontiolahti, na Finlândia. Apenas no primeiro caso teremos participação de brasileiros.
Postar um comentário