Éder Moraes conquista melhores marcas da carreira na patinação de velocidade

Éder Lopes Moraes em treino de patinação de velocidade
Éder Lopes Moraes durante treino de patinação de velocidade em Salt Lake City (Reprodução/Instagram)

Um dos principais nomes do Brasil na patinação inline, Éder Lopes Moraes também está em Salt Lake City, nos Estados Unidos, para participar de provas de patinação de velocidade no gelo. A estreia nesta temporada não poderia ser melhor: medalhas e melhores marcas da carreira na tomada de tempo realizado na cidade estadunidense. 

Ao todo, ele participou de três provas no dia 1º de outubro. Na largada coletiva mista (com homens e mulheres), ele foi o terceiro colocado, com 21 pontos e o tempo de 9min48seg39 - Dylan Woodbury, dos Estados Unidos, foi o vencedor com 62 pontos e 9min47seg78. Apenas entre os homens, ele foi o segundo colocado. 

Nos 500 metros, ele foi o sétimo colocado com 40min53seg - o estadunidense Tanner Worley venceu com 36seg12. Já nos 1500 metros, conquistou a medalha de prata com 1min57seg81 - Worley foi o mais rápido novamente com 1min57seg81. Em ambas, ele alcançou a melhor marca de sua carreira no gelo. 

Mais importante do que isso, o tempo de Éder Lopes Moraes já seria suficiente para habilitá-lo à disputa da prova de Largada em Massa na Copa do Mundo de Patinação de Velocidade. Infelizmente, essa marca não conta porque essa Tomada de Tempo em Salt Lake City não faz parte do calendário  internacional reconhecido pela ISU. 

Mesmo assim, indica que Éder está no caminho certo. Com mais tempo de treinamento, ele pode até melhorar os tempos nas demais distâncias e, quem sabe, sonhar com mais. A abertura da Copa do Mundo está prevista para acontecer em Stavanger, na Noruega, entre 11 e 13 de novembro de 2022. 

Larissa Paes melhora seus tempos na patinação de velocidade

Larissa Paes também participou da tomada de tempo em Salt Lake City. Foi a segunda competição dela na temporada. Antes, a brasileira competiu no Desert Classic, na mesma arena, entre 3 e 4 de setembro. Nesse intervalo de um mês, a atleta comprovou a evolução no desempenho e a eficiência na preparação. 


Nos 500 metros, por exemplo, ela foi a nona colocada com 42seg81 - praticamente meio segundo mais rápida nessa mesma distância. A estadunidense Kimi Goetz foi a mais rápida na tomada de tempo com 38seg30. Já nos 1500 metros ela estrou na temporada da patinação de velocidade e foi quarta colocada, com 2min12seg68 - Goetz novamente foi a primeira com 1min57seg28. 

Por fim, na disputa da largada em massa, Larissa Paes foi a sétima na prova mista (a quinta entre as mulheres) com três pontos e 10min07seg27. Um mês antes, a atleta da CBDG completou as 16 voltas em 11min19seg41. Ou seja, mais de um minuto mais rápida. 

Quais são os objetivos da temporada? 

O objetivo comum entre os atletas brasileiros é adquirir a máxima experiência internacional possível nesta temporada. Isso vale tanto para Éder Lopes Morais quanto para Larissa Paes e João Victor da Silva, integrantes da equipe nacional. Para isso, é fundamental que eles possam participar da disputa da Copa do Mundo na temporada. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Larissa Paes e João Victor da Silva, por exemplo, já têm o índice na Largada Coletiva pelo retrospecto da temporada passada - ambos fizeram marcas nos 1500 metros abaixo do tempo exigido. Éder, por sua vez, precisa repetir o desempenho nos 1500 metros em uma prova internacional para ficar elegível nessa prova (abaixo de 1min59seg00).

Nas outras distâncias, João é quem está mais próximo. Suas melhores marcas nos 500 metros e 1000 metros são menos de dois segundos do índice de classificação. Já para a disputa do Four Continents, os atletas precisam disputar, principalmente, as duas primeiras etapas da Copa do Mundo para tentarem uma das vagas restantes de acordo com a lista de pontos da ISU na competição. 

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem