Com intercâmbio e cursos, Brasil investe na capacitação de esqui cross-country

Participantes do curso de capacitação de esqui cross-country em São Carlos
Participantes do curso de capacitação de esqui cross-country realizado pela CBDN, em São Carlos (Divulgação/CBDN)

Uma das modalidades de maior importância no business plan da CBDN segue evoluindo dentro - e fora - da neve. Recentemente, a entidade realizou intercâmbio e cursos de capacitação de esqui cross-country para seus treinadores e profissionais. A ideia, claro, é melhorar cada vez mais a preparação dos atletas brasileiros. 

Entre 17 e 20 de outubro, houve um curso de capacitação em São Carlos ministrado por treinadores da Federação Norueguesa de Ski, simplesmente a maior potência das modalidades nórdicas (como o esqui cross-country e biatlo). Além de aulas teóricas na UFSCar, houve atividades práticas no Parque Damha no período. 

O investimento teórico e prático para os profissionais técnicos da entidade é uma das premissas da CBDN há mais de cinco anos. A entidade busca fornecer um trabalho de formação continuada não apenas para os brasileiros, mas também para treinadores da América do Sul, visando desenvolver o esporte como um todo no continente. 

Ao todo, 25 profissionais de cinco países diferentes participaram da atividade de capacitação de esqui cross-country. Além dos brasileiros, estiveram presentes treinadores de Argentina, Bolívia, Chile e Equador. Eles acompanharam uma carga total de 32 horas de aulas com os noruegueses Ingunn Fosmellem e Espen Rognli. 

Esse foi mais um importante passo da CBDN dentro do seu planejamento estratégico para o esqui cross-country e paraesqui cross-country visando elevar o nível do esporte no continente como um todo. Estamos muito contentes com o sucesso dessa primeira edição (Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN)

 

Capacitação de esqui cross-country também conta com camps internacionais

Além de cursos e intercâmbios dentro do país, a entidade de neve do Brasil também leva seus profissionais para diversas atividades realizadas pelas federações internacionais. Entre 29 de setembro e 2 de outubro, por exemplo, dois brasileiros participaram de um Camp FIS especificamente para treinadores. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Gabriela Nakasato e Matheus Terroni estiveram presentes no evento de capacitação de esqui cross-country. As atividades aconteceram em Planica, na Eslovênia, sede do Mundial de Esqui Nórdico de 2023. Entre os professores estavam Magda Genuin, atleta olímpica dos Jogos de Vancouver, em 2010, e Emanuele Becchis, três vezes campeão mundial de super sprint em Rollerski. 

Curso de treinadores da FIS curto e denso. Os treinadores responsáveis tiveram poucos dias para distribuir temas relevantes para o treinamento de esqui cross-country. Entre sessões práticas, teóricas e palestras, transmitiram informações a respeito da técnica de skate e de clássico, teoria do treinamento e periodização desportiva, aspectos gerais do esporte, treinamento de força, desenvolvimento da modalidade para crianças de 6 a 10 anos e vídeo análise. O conteúdo foi bem próximo ao que tivemos no nosso curso interno da CBDN. Entretanto, foi uma excelente oportunidade para trocar informações com outras nações, tal qual, a Noruega que possui uma abordagem e uma visão técnica um pouco diferente dos treinadores italianos responsáveis pelo curso (Gabriela Nakasato)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem