Catharina Tibau e Cayden Dawson estreiam com bom resultado

Catharina Tibau e Cayden Dawson Dança no Gelo Patinação Artística
Catharina Tibau e Cayden Dawson durante apresentação (Reprodução/Instagram)

Os jovens Catharina Tibau e Cayden Dawson, representantes do Brasil na Dança no Gelo, começaram com pé direito a caminhada nesta temporada da patinação artística. A dupla, que compete na categoria júnior, esteve presente no Sectional Series em Ontario, no Canadá. As provas foram realizadas na sexta-feira e no sábado, 19 e 20 de agosto de 2022. 

No total, os atletas do Brasil terminaram na quinta posição, com 111.09 pontos na somatória das duas apresentações. Dana Sabatini-Speciale e Nicholas Buelow foram os vencedores com 147.85 pontos. Alisa Korneva e Kieran MacDonald ficaram na segunda posição, com 134.90. Erica Estepa e Nolen Hickey completaram o pódio com 129.14. 

"É muito bom estar de volta em frente aos juízes depois de tanto tempo. Estávamos sentindo muita falta de competir", escreveu o perfil oficial dos jovens no Instagram.

Catharina Tibau e Cayden Dawson iniciaram a parceria há um ano, bem no meio da pandemia de covid-19, no Canadá, onde moram. Por conta disso, não chegaram a participar de nenhuma competição oficial no período. Nesta temporada resolveram representar o Brasil, país natal da jovem patinadora. 

Agora, a dupla se prepara para o próximo desafio - e bem mais importante. Eles irão competir na terceira etapa do Junior Grand Prix de patinação artística no gelo. As provas serão realizadas em Riga, na Letônia, entre 7 e 10 de setembro de 2022. É a estreia dos brasileiros em torneios internacionais da modalidade. 

Catharina Tibau e Cayden Dawson alcançam índice na Dança Rítmica para Mundial Júnior

Mais do que a posição ou a pontuação final, o mais importante foi ver o desempenho dos brasileiros nas duas apresentações realizadas. No primeiro dia, eles já alcançaram o índice necessário nos elementos técnicos para garantir vaga no Mundial Júnior de Patinação Artística no Gelo - o Sectional Series, entretanto, não conta como evento internacional. 


No total, Catharina Tibau e Cayden Dawson conquistaram 46.09 pontos na Dança Rítmica. Foram 19.40 nos componentes do programa, que incluem o figurino, música e apresentação artística, e mais 26.69 nos elementos técnicos, como saltos, giros e piruetas. 

Esta marca está acima dos 24 pontos exigidos pela ISU (União Internacional de Patinação), órgão máximo do esporte, para a Dança no Gelo no Mundial Júnior de 2023. Basta repetir o desempenho na nota em um torneio internacional, como o Junior Grand Prix, para alcançar o primeiro requisito.


Índice fica muito próximo na Dança Livre

Já na disputa da Dança Livre, os jovens ficaram bem próximos da pontuação necessária para o Mundial Júnior. No total, eles tiveram 65 pontos na segunda apresentação. Foram 27.26 pontos nos componentes do programa e mais 37.74 nos elementos técnicos. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM

Na Dança Livre, o requisito mínimo para conseguir a vaga ao Mundial Júnior é de 38 pontos na parte técnica. Ou seja, Catharina Tibau e Cayden Dawson ficaram a 0.26 pontos do índice necessário. Nada mal para quem desejava utilizar o Sectional Series como uma extensão da preparação e do treinamento. 

Participar do Mundial Júnior de Patinação Artística no Gelo logo na temporada de estreia seria um feito e tanto, mas também uma etapa fundamental para o principal objetivo dos brasileiros. Eles sonham em garantir a classificação inédita nos Jogos da Juventude de Inverno de 2024, em Gangwon, na Coreia do Sul. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem