Kian Gomes volta a competir no Snowboard brasileiro

Kian Gomes atleta Snowboard Brasileiro
Kian Gomes (Reprodução/Instagram)

Um dos jovens atletas promissores do Snowboard brasileiro voltou a competir na modalidade após dois anos e meio. Kian Gomes, 19 anos, participou de quatro provas freestyle nos resorts chilenos de La Parva e El Colorado entre 5 e 8 de agosto de 2022. Suas provas marcaram a estreia da CBDN na temporada sul-americana dos esportes de inverno neste ano.

Foram as primeiras provas do jovem atleta desde março de 2020, quando encerrou a temporada em Park City, nos Estados Unidos. Na sequência o jovem teve que encarar a pandemia de covid-19, que cancelou diversos eventos esportivos, e uma cirurgia no menisco na virada de 2020 para 2021. Retornou quando as atenções já estavam voltadas para os Jogos de Inverno de Pequim, em 2022.

O retorno foi com duas provas de Slopestyle em La Parva no dia 5 de agosto de 2022. Na primeira, Kian foi o 14º e conquistou 0.10 pontos FIS no ranking internacional - o argentino Federico Chiaradio de la Iglesia foi o vencedor. Depois, o jovem atleta da CBDN foi o 11º, com 14.10 pontos FIS - vitória do chileno Pedro Pizarro. 

Já nos dias 8 e 9 de agosto, o representante do Snowboard brasileiro competiu em duas provas de Big Air em El Colorado. Na primeira disputa, ele obteve o melhor desempenho desse início de temporada: foi o nono colocado com 23.60 pontos FIS no ranking - quarto melhor resultado de sua curta carreira. Federico Chiaradio de la Iglesia venceu novamente. 

Na segunda prova, Kian Gomes ficou na 14ª colocação da classificação geral, novamente com 0.10 pontos FIS. Valentin Moreno, da Argentina, foi o campeão. A Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) não divulgou os resultados completos com as notas das apresentações do rider do Brasil.

Kian é mais um jovem protagonista do Snowboard brasileiro

O retorno de Kian Gomes às competições reforça a estratégia adotada pela CBDN nos últimos anos, principalmente após a aposentadoria de Isabel Clark nos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em 2018. A entidade resolveu rejuvenescer de vez a  modalidade, apostando em adolescentes promissores não apenas no Snowboard Cross, mas principalmente nas categorias freestyle.


Para se ter uma ideia, Kian aos 19 anos (completados em fevereiro de 2022) é o atleta mais velho dessa geração do Snowboard brasileiro. Nas provas de slopestyle, halfpipe e big air ele é colega dos irmãos Augustinho e João Teixeira, com respectivamente 17 e 14 anos. Augustinho, aliás, já brilhou no último ciclo olímpico ao chegar perto da vaga para Pequim/2022. 

No snowboard cross, os irmãos Noah e Zion Bethonico, de 18 e 16 anos, também competem regularmente no cenário internacional. Noah, aliás, possui o melhor resultado do Brasil nos Jogos da Juventude de Inverno de 2020 e foi Top 10 no Mundial Júnior realizado em Veysonnaz, na Suíça, em março de 2022. 


Trabalho mira Jogos de Inverno de 2026

Com Kian Gomes novamente na equipe, a CBDN mantém o foco principal para a modalidade: classificar um ou mais atletas de snowboard para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, nas cidades italianas de Milão e Cortina D'Ampezzo. Após quatro participações seguidas com Isabel Clark, a entidade não classificou ninguém para Pequim/2022. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO FACEBOOKTWITTER E INSTAGRAM

Augustinho Teixeira quase "furou" esse planejamento de longo prazo. O jovem do Snowboard brasileiro obteve os requisitos mínimos e chegou a ficar na lista de realocações do Halfpipe. Noah Bethonico, por sua vez, também chegou a tentar a classificação no Snowboard Cross, mas não atingiu os índices necessários. 

Essa situação, porém, já era esperada pela entidade. Em 2018, Stefano Arnhold, então presidente da CBDN, afirmou que a equipe de snowboard era muito jovem e "teria melhores chances em 2026". Agora, os jovens competidores do Brasil, com Kian Gomes entre eles, têm três anos para concretizar essa previsão. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem