Irmãos Bethonico estreiam na temporada de Snowboard Cross

Atleta de Snowboard Cross do Brasil, com roupa amarela e calça verde, se prepara para largar no topo de uma montanha ao lado de um atleta com roupa azul
Irmãos Bethonico participaram da primeira prova da temporada de Snowboard Cross (Maurice Shourot/Honorarpflichtig)

Dois dos grandes nomes do snowboard brasileiro, os irmãos Noah e Zion Bethonico, 19 e 16 anos, estrearam na temporada do Hemisfério Norte já de olho nos principais desafios do primeiro ano rumo aos Jogos Olímpicos de 2026. Ambos participaram de quatro provas de Snowboard Cross em Pitztal, na Áustria, entre 23 e 27 de novembro de 2022. 

Entre os dias 24 e 25, os jovens participaram da Copa Europa e da Prova FIS que antecede a abertura da Copa do Mundo da modalidade. Não à toa, os principais nomes do esporte estiveram presentes na disputa, como o campeão olímpico Alessandro Hämmerle, da Áustria, e o medalhista de prata Eliot Grandin, do Canadá. 

Na classificatória da Copa Europa, Noah Bethonico foi o melhor atleta do Brasil com 38seg97, terminando na 38ª posição. Zion, por sua vez, obteve 40seg62 e foi o 75º. Ambos não avançaram para as finais e alcançaram 4.58 e 1.92 pontos FIS, respectivamente. Martin Noerl, da Alemanha, foi o vencedor da disputa. 

No dia seguinte, aconteceu a Prova FIS de Snowboard Cross. Noah chegou às oitavas de final e terminou na 25ª posição, com 13.20 pontos FIS. Zion parou nos 16-avos de final e ficou em 49º, com 3.48 pontos FIS. O pódio teve dobradinha austríaca, com Jakob Dusek em primeiro e Julian Lueftner em segundo - Liam Moffatt, do Canadá, completou o pódio. 

Bons resultados na categoria júnior

Depois, nos dias 26 e 27 de novembro, os irmãos Bethonico participaram de duas provas júnior em Pitztal. A competição era para atletas nascidos entre 2003 e 2007. Mesmo com mais de 100 competidores, os brasileiros mostraram que estão entre os melhores do mundo em sua faixa etária.

Noah, mais velho, teve os melhores desempenhos no fim de semana do snowboard cross. Na primeira prova ele parou nas quartas de final e foi o 12º, com 39.60 pontos FIS. Na prova seguinte ele melhorou seu desempenho, vencendo a Small Final e terminando na quinta colocação, com 72 pontos FIS. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Zion, em seu primeiro ano como profissional, ficou nas oitavas de final da primeira corrida, terminando em 29º e ganhando 6.48 pontos FIS - Achille Leleu, da França, foi o campeão. Na segunda prova, o caçula parou nas quartas de final e foi o 9º colocado, com 46.40 pontos FIS - o segundo melhor resultado de sua carreira no Hemisfério Norte. Elias Leitner, da Áustria, venceu a prova. 

Eu estou super feliz com os resultados, estou animado para as próximas competições e eu acho que essas etapas na Áustria foram um ótimo aquecimento para o começo da minha temporada de competições no mundial. Eu estou me sentindo muito confiante com as minhas pranchas novas, treinamos curvas e saltos em Hintertux, eu faço o treino físico todas as tardes depois de voltar da montanha, então eu sinto que estou evoluindo todos os dias e estou pronto para o circuito mundial (Noah Bethonico)


Irmãos se preparam para Copa do Mundo de Snowboard Cross

A competição em Pitztal realmente foi apenas um aquecimento para os irmãos Bethonico. Devido ao bom desempenho da Copa Sul-americana, com Noah como campeão e Zion como vice, ambos garantiram presença na Copa do Mundo de Snowboard Cross desta temporada - e terão uma agenda cheia em dezembro. 


Eles vão participar da abertura da competição neste fim de semana, entre 2 e 3 de dezembro em Les Deux, na França. Na sequência, devem participar da etapa em Cervinia, na Itália, entre os dias 16 e 17. Os brasileiros também competiriam em Montafon, na Áustria, entre 7 e 9, mas as provas foram adiadas para 18 a 20 de dezembro, o que pode interferir na programação dos dois. 

É meu primeiro ano como profissional, então minha expectativa é aproveitar ao máximo os treinamentos nas pistas de nível mundial pra evoluir tecnicamente. Também quero participar do máximo de corridas possível, competindo com vários atletas para que eu possa ganhar mais experiência e trazer resultados lá na frente (Zion Bethonico)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem