Primeira edição do Campeonato Brasileiro de Hóquei no Gelo 3x3 foi sucesso (Divulgação/CBDG) |
O mês de novembro de 2022 certamente vai ficar na memória de atletas e torcedores que gostam de hóquei no Brasil. Por meio do formato de Hóquei no Gelo 3x3, a CBDG pela primeira vez conseguiu organizar um evento que mobilizasse alguns dos principais atletas da modalidade. Agora, eles sonham com um novo status no Brasil.
Nas últimas semanas, a entidade realizou a primeira edição do Campeonato Brasileiro neste novo formato. Ainda que de forma enxuta, foi possível organizar disputas em quatro categorias distintas: sub-11, aspirantes, masculino e feminino. Esta última categoria, aliás, coincidiu com a celebração do World Girls' Ice Hockey Weekend.
A CBDG não divulgou todos os resultados, mas confirmou os campeões em cada categoria. No sub-11, o título ficou com a equipe Maritacos. Nos aspirantes, vitória do time Marginais. Já no adulto masculino o triunfo foi da equipe da Hockey School, enquanto que o time Ah, Bebê levou a melhor entre as mulheres.
É justamente a possibilidade oferecida pelo formato do Hóquei no Gelo 3x3 que faz torcedores e praticantes acreditarem em mudanças para 2023. Há muito tempo a modalidade sofre tanto com as dificuldades burocráticas (uma vez que o Brasil não pode participar de eventos internacionais) quanto com as logísticas (é mais fácil encontrar quatro atletas para o bobsled do que 20 para formar um time).
Mas desde que a IIHF colocou esse formato em disputa nos Jogos da Juventude de Inverno em 2012, os países emergentes encontraram novos meios de desenvolver projetos e estimular o crescimento do esporte em seu território. Nele, em vez de quatro ou cinco linhas com cinco atletas, é possível montar equipes com apenas três jogadores de linha, garantindo mais agilidade ao jogo e menos custo.
Objetivo é criar um calendário de eventos para o Hóquei no Gelo 3x3
Depois do sucesso do primeiro Campeonato Brasileiro em 2022, a expectativa é finalmente criar um calendário de eventos que mobilize jogadores e equipes - da mesma forma que já acontece com o Curling e a Patinação Artística, por exemplo. Dessa forma, a intenção é criar uma série de eventos e atividades.
O Hóquei no Gelo 3x3, portanto, pode ser a porta de entrada que o Brasil tanto sonha no cenário internacional. Havia o interesse, inclusive, de participar do período de qualificação para os Jogos da Juventude de Inverno de 2024, em Gangwon, na Coreia do Sul. Mas a IIHF manteve a obrigatoriedade do país disputar alguma etapa do Mundial Júnior no formato tradicional (5x5).
Assim, o próximo desafio do hóquei no gelo brasileiro será montar uma equipe masculina e, talvez, uma equipe feminina para disputar a Development Cup, evento sancionado pela Federação Internacional e que reúne os países que não podem participar dos campeonatos organizados pela entidade. A competição deve acontecer no primeiro semestre de 2023.
Hóquei inline define campeões após três anos
Enquanto acontecia a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Hóquei no Gelo 3x3, os meses de outubro e novembro também definiram os campeões do hóquei inline no país após três temporadas. A pandemia de covid-19 impediu a realização do principal evento da modalidade no país em 2020 e 2021.
Na categoria masculina, o título ficou com AABB, de São Paulo. É o quarto troféu seguido conquistado pela equipe, que venceu as edições de 2017, 2018 e 2019. Na final, a equipe paulista derrotou o Amparo No Limits, que sediou a etapa final da competição entre 26 e 27 de novembro. O Eldorado Vipers, de Minas Gerais, completou o pódio.
Já a disputa feminina ocorreu entre 8 e 9 de outubro. As mulheres do Amparo No Limits conquistaram o tricampeonato consecutivo (venceram também em 2018 e 2019). Na final, derrotaram o Eldorado Vipers. O São Bernardo Hockey Clube, por sua vez, conquistou a medalha de bronze.
Na categoria de base, domínio da cidade de Amparo. A equipe do interior paulista sagrou-se campeã da disputa júnior masculina em outubro, do sub-10 e do sub-12, ambos em novembro. No sub-14, o título foi do Eldorado Vipers. Já o Sertãozinho Spiders venceu o sub-16.
AABB sagrou-se tetracampeã brasileira de hóquei inline (Divulgação/CBHP) |
Lista de campeões brasileiros de hóquei inline
Para preservar a memória do hóquei inline nacional, o Brasil Zero Grau levantou todos os campeões brasileiros da modalidade desde a primeira edição. Entretanto, como em qualquer pesquisa, pode haver incongruências. Se você tiver alguma correção ou informação para incrementar essa lista, entre em contato com o site! Queremos também levantar os times femininos campeões brasileiros!
Categoria masculina
1996 - AABB (SP)
1997 - AABB (SP)
1998 - AABB (SP)
1999 - Ponte Preta (SP) / AABB (SP) *
2000 - Ponte Preta (SP) / São Paulo (SP) *
2001 - São Paulo (SP)
2002 - Palmeiras (SP) / Paulínia (SP) *
2003 - Hípica (SP) / Portuguesa (SP) *
2004 - Paulínia (SP)
2005 - AABB (SP)
2006 - Paulínia (SP)
2007 - Paulínia (SP)
2008 - Hípica (SP)
2009 - Palmeiras (SP)
2010 - Amparo (SP)
2011 - Hípica (SP)
2011 - Hípica (SP)
2012 - Portuguesa (SP)
2013 - Palmeiras (SP)
2014 - Portuguesa (SP)
2015 - Amparo (SP)
2016 - Portuguesa (SP)
2017 - AABB (SP)
2018 - AABB (SP)
2019 - AABB (SP)
2022 - AABB (SP) **
* houve duas edições do Campeonato Brasileiro: uma organizada pela antiga CBHG (Confederação Brasileira de Hóquei no Gelo) e outra pela CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação). Os times à esquerda ganharam o evento da CBHG e os da direita o da CBHP.
** as temporadas 2020 e 2021 foram canceladas por conta da pandemia de covid-19
Categoria feminina
Postar um comentário